quarta-feira, 22 de abril de 2009

Liverpool 4x4 Arsenal - "O melhor campeonato do Mundo"

Ontem, durante a transmissão de Liverpool 4x4 Arsenal, o PVC fez este comentário:

"E ainda há quem diga que não é o melhor campeonato do mundo."

Eu discordo com esse comentário, em partes. Em partes porque acho o Campeonato Inglês o melhor do mundo, mas não porque saem muitos gols. Para mim, o campeonato inglês é o mais democrático do mundo. Democrático porque ele é o campeonato que mais cede as demandas populares do que qualquer outro (e não porque tem um valor igualitário no sentido da distribuição da renda, o que não acontece lá e nem é inerente da democracia).



Quando você liga a tv e vê um jogo do campeonato inglês, na hora você percebe que é um jogo diferente. Não é melhor só esteticamente, mas a primeira coisa que você percebe é que é um jogo menos pegado, no sentindo de que é um jogo onde se cerca mais do que se dá combate. Não que seja um jogo com menos marcação, longe disso, ou que as defesas sejam mais fracas que de outro campeonato (como costumam argumentar em relação ao campeonato italiano, um argumento horroroso).

E não é a arbitragem que marca mais faltas, e sim os jogadores que se dispões ao contato faltoso menos do que em outros lugares do mundo (jogadores visam desarme, e não contato). Não pode ser só uma questão de critérios que o jogo na Inglaterra acabe com 8 faltas, e aqui com mais de 30.

Isso faz com que o jogo fique mais vistoso, menos pegado, com mais tempo de bola rolando. E isso é uma demanda popular da Inglaterra, que, seja pela mídia ou de dentro do estádio, repudia qualquer tipo de anti-jogo ou falta violenta. Aqui também se repudia, mas só lá o futebol acata a essa demanda.

Além disso, o futebol é mais cadenciado, no sentido de que até times com vários valores individuais fazem grande parte do seus gols em jogadas coletivas. É um futebol que privilegia o coletivo, e não o individual, e não só no gosto popular, mas nas instruções que os técnicos dão a seus times. Um jogo inglês é, geralmente, um jogo de posse de bola e troca de passes, o básico do futebol.

Se você tem mais jogo coletivo e menos faltas, você tem invariavelmente mais futebol. E é só ligar a tv na ESPN nas manhãs de sábado e domingo para perceber isso. Claro que existem jogos ruins, mas na média, um jogo inglês é mais legal que um jogo brasileiro, e eu acredito que pelos motivos que eu apontei, e não porque o nível técnico é mais alto: numa média pode ser, já que os grandes times têm grandes jogadores, mas times ruins tem jogadores ruins - e ainda sim pode-se ver grandes jogos de times menores.

Nenhum comentário: