terça-feira, 30 de junho de 2009

Luxemburgo caiu pela tecnologia

Não acho que a tecnologia tenha derrubado o Luxemburgo, mas com certeza a falta de cacoete para utilizá-la foi um agravante para o caso.

Antes: o trabalho do Luxemburgo, como um todo, não era ruim. Quer dizer, os resultados não eram ruins. Mesmo sem título, quando se analisa o trabalho de um técnico, tem que ver que um clube não ganha sempre, e nem tem o planejamento de ganhar tudo quando começa a temporada. Para um time com o investimento do Palmeiras, o que é importante é competir, ter chances de ganhar - e o Palmeiras teve chances de ganhar a maioria dos campeonatos com o Luxemburgo, mesmo ele agindo de maneira não-ortodóxica em várias ocasiões.

Muitos vão falar que ele ganhava muito, mas tem que se lembrar que dinheiro não ganha jogo: ele põe seu preço, o time paga e ninguém tem nada a ver com isso, a não ser essas duas partes.

E a diretoria não achava ruim o trabalho do Luxemburgo, até o caso Keirrison. claro que os resultados são o pano de fundo para toda relação entre técnico e cartolas, mas acho que no caso da demissão do Luxemburgo, a forma como ele agiu com o Keirrison foi o ponto principal para a demissão.

O técnico reclamou no seu blog que não fez nada de mais, mas ele cavou a própria cova. Queimou o Keirrison, o melhor jogador do time, com a torcida, e cobrava o atacante mais do que outros jogadores. O atacante já não comemorava os gols com a torcida, e alguns falam que ele só jogava por respeito aos colegas do elenco.

O que para mim foi decisivo para a demissão foi o post no twitter, em que Luxemburgo posta: "Mesmo se ele não for negociado, comigo não joga mais.". Esse assunto deveria ter sido tratado com a diretoria, e não exposto a todos pela internet. Além disso, o twitter não permite que o post seja grande, o que fez com que o Luxemburgo fosse direto e por isso pareceu mais agressivo. Se ele tivesse postado em seu blog, de forma mais explicativa (e depois de falar com a diretoria), não teria causado esse alarde todo.

O outro lado da história é que, se o Palmeiras tentava manter o Keirrison, as chances acabaram neste post do twitter. Além disso, voltar-se contra o Keirrison pode ter significado voltar-se contra a Traffic, e aí a diretoria resolveu ficar ao lado do parceiro, mesmo porque o técnico não oferecia muito (ainda mais com Muricy no mercado).



Luxemburgo usou mal a internet, ao contrário do que fez nos últimos dias, onde explicou seu ponto de vista do caso de maneira bem clara. Se tivesse tido mais paciência e não tivesse usado o twitter para um assunto tão importante, da forma como usou, ainda seria técnico do Palmeiras.

Nenhum comentário: