terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sombras para Copa

Com os bons fins-de-semana de Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, fiquei pensando quem poderia ser sombra para os que já estão quase convocados para a Copa do ano que vem.



De fato, Ronaldinho e Ronaldo talvez sejam as maiores sombras, pela história que tem e pelo futebol que sabemos que sabem jogar. Tá certo que o Ricardo Teixeira já falou que o Ronaldo só volta magro, e o Ronaldinho já teve sua chance de volta e não aproveitou; mas eles são dois jogadores que, se jogarem bem, terão apoio por seus nomes na lista de Dunga.

Ronaldo briga com Adriano por uma vaga na Copa, e vai ser difícil ele roubar a vaga do Imperador, porque o Adriano já está na lista e até o ano que vem deve continuar jogando bem. Eu não sou dessa teoria de que "tal campeonato é mais fácil, por isso tal jogador jogou melhor", mas o Adriano pode ir muito bem no Carioca e na Copa do Brasil, e aí já estará na Copa (como eu acho que já está).

Ronaldinho Gaúcho não vai levar o Milan ao título, porque o Milan não tem time para isso, e ele não está jogando a bola dos bons tempos de Barcelona. Mas, para mim, é mais fácil ver ele do que o xará na Copa, principalmente porque há uma vaga aberta no meio-de-campo (o Dunga deve levar três volantes + Ramirez e Elano + Kaká, J. Baptista e mais um; ou quatro volante e deixar Ramirez ou Elano de fora, já que o D. Alves deve jogar na meia-direita), e se ele jogar bem essa vaga pode ser dele.

De fato o Ronaldinho brigaria com o Robinho e o Nilmar pela meia-esquerda, mas é difícil que ele tire algum deles, e o Dunga sempre escalou o Ronaldinho como meia-central (até por ter o Robinho no time).

Além dos dois, acho que as sombras são Diego, da Juventus, e os jogadores que estão se destacando no Brasil, principalmente Diego Souza e Hernanes.



Diego é para mim o reserva do Kaká para esta Copa; o Dunga parece não ter escolhido ainda quem será. Ele já testou o Diego, o que é bom para o jogador, e é o único que, se jogar bem tira a vaga de alguém.

Diego Souza e Hernanes, a princípio, tem chances remotas de ir para a Copa. Mas eles estão bem esse ano, ano que vem podem continuar bem nos regionais e na Libertadores, e aí podem cavar um lugar; tem uma vaga sobrando no meio-de-campo, e o Hernanes pode roubar vaga de um volante (o que é difícil do G. Silva, Felipe Melo e Josué, mas nunca se sabe).



E, no final, todo jogador já testado pode ser surpresa. Não é o que se espera, já que o Dunga tem sido bem rígido com as convocações e acredita no grupo. Mas surpresa é surpresa.

Nenhum comentário: