Não vou criar um post só para falar mal do Dunga, porque não adicionaria nada a o que já é dito sobre a incapacidade deste homem de fazer o trabalho de técnico que a seleção Brasileira merece.
Minha picuinha será com uma característica negativa do trabalho do Dunga, que já havia notado e vi o PVC, o Paulo Calçade, o Luiz Calvozo e o Arnaldo Ribeiro comentando no mesmo caminho no Fora de Jogo da quinta passada.
O Dunga convoca mal por dois motivos: o primeiro é que os jogadores não são os melhores que temos (ou seja, ele convoca cara ruim); a segunda é porque ele convoca jogadores que não satisfazem o esquema que ele pensa em jogar com a seleção, e assim alguns convocados não tem utilidade quando vão aos jogos da seleção.
Focar-me-ei no segundo motivo, já que no primeiro a discussão pode ir para a discussão de preferências pessoais em relação aos jogadores. É mais fácil achar lógica no segundo problema da convocação do que no primeiro.
Ontem, o Brasil entrou num 4-2-3-1 (mesmo que a Globo e alguns outros meios de comunicação tenham problemas para apresentar o Brasil assim):
J. César;
Maicon, Lúcio, Luisão e Marcelo;
Felipe Melo e G. Silva;
Elano, Ronaldinho e Robinho;
L. Fabiano.
E a lista de convocados é essa:
Goleiros
Doni (Roma-ITA)
Julio César (Internazionale-ITA)
Zagueiros
Lúcio (Bayern de Munique-ALE)
Luisão (Benfica-POR)
Miranda (São Paulo)
Thiago Silva (Milan-ITA)
Laterais
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Kleber (Inter)
Maicon (Internazionale-ITA)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Meio-campistas
Anderson (Manchester United-ING)
Elano (Manchester City-ING)
Felipe Melo (Fiorentina-ITA)
Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE)
Josué (Wolfsburg-ALE)
Julio Baptista (Roma-ITA)
Kaká (Milan-ITA)
Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA)
Atacantes
Adriano (Internazionale-ITA)
Alexandre Pato (Milan-ITA)
Luís Fabiano (Sevilla-ESP)
Robinho (Manchester City-ING)
Até os laterais não tem nenhum problema. O Brasil joga com uma linah de 4 na zaga, então há um reserva para cada posição. O que não acontece com os jogadores de meio para frente, não se sabe por quê.
Se o Brasil joga com dois volantes de contenção na frente da área, e convocação do Anderson não se justifica. Primeiro porque ele não é volante; e segundo porque ele muito menos é um primeiro volante como Felipe Melo ou o G. Silva. E, se o Dunga não abre mão desses volantes, que infernos o Anderson fará na seleção se ele não vai entrar no jogo?
Para mim, o Anderson deveria jogar no lado esquerdo do meio-campo, onde jogou o Robinho ontem. Mas isso não muda o fato dele estar a passeio na seleção (argumentação segue).
A lista de meias tem 4 nomes, se contarmos o Robinho, que joga no meio também, tem 5. O esquema tem três, então precisaria-se de 6 meias: dois que joguem pela esquerda, dois que joguem centralizados e dois que joguem pela direita.
Os titulares da seleção são Robinho pela esquerda, Kaká pelo meio e Elano pela direita; e os reservas da seleção são Ronaldinho pela esquerda, Ronaldinho pelo meio e Ronaldinho pela direita. Isso mesmo! Quando o Kaká não pode jogar, joga o Ronaldinho, e provavelmente quando o Robinho não puder jogar, vai jogar o Ronaldinho pelo lado esquerdo. As dúvidas que ficam é: se o Elano não puder jogar, quem entra? E na quarta-feira, o Elano põe o Ronaldinho no banco? Eu acho que o Ronaldinho entra na meia-direita, mas ainda não é titular.
Nesse esquema sobra para o Julio Baptista, que é reserva do reserva para jogar centralizado no meio-campo; isso porque ele não é o reserva imediato do Kaká, e quando entrou contra a Itália, no lugar do Robinho, deslocou o Ronaldinho para a esquerda e jogou centralizado. Ou seja: com o Kaká inteiro o Júlio tem que esperar dois jogadores saírem para entrar; ou melhor, na seleção, só joga com dois machucados.
E é o caso do Anderson; para ele jogar na seleção terá que esperar que os dois volantes titulares saiam do time, porque o reserva imediato é o Josué.
No ataque está o último jogador que poderia não ter ido viajar para os jogos da seleção. O titular é o Luís Fabiano, e o reserva imediato é o Adriano. O Pato só vai entrar quando (se) esses dois não puderem jogar.
O Dunga deixa claro que, para ele, o Pato é segundo atacante, o que torna a convocação dele mais estranha ainda, já que neste esquema ele não joga com um segundo atacante - e o reserva do Robinho não é o Pato, é o Ronaldinho. Sendo assim, para o Pato entrar ele tem que esperar não só que dois jogadores saiam, mas que o Dunga resolva mudar o esquema do time.
A mudança de esquema o time poderia ser uma resposta para a convocação destes três jogadores, mas a verdade é que não se muda esquema em dois jogos. Pode ser feito, mas não é o que o Dunga faz. E, mesmo dentro de um jogo, seria necessária a troca de dois ou três jogadores para o esquema mudar eficientemente, todas as substituições que o técnico pode fazer. A não ser que ele viesse com o plano de dois esquemas diferentes para os dois jogos (o que não acontece), não há porque convocar três jogadores que dificilmente jogarão, e não porque são reservas, mas porque são reservas de reservas num grupo de 22 jogadores.
Impressiona mais ainda o fato do Dunga convocar homens de confiança dele para serem reservas dos reservas. Volantes melhores que o Anderson são vários, mesmo porque o Anderson não atua bem na função; e meias melhores que o J. Baptista também, mesmo porque o Julio se destaca na Roma como atacante.
Enquanto isso vamos esperando. Todos sabemos que vamos classificar para a Copa de 2010 e vamos perdê-la. Resta a Copa das Confederações para saber se o Dunga fica mesmo, e, se ficar, qual é o grupo que ele pensa em levar (já dá para ter uma idéia, mais o torneio no meio do ano vai deixar mais clara a intenção do técnico).
Mustang + Skate
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário