sexta-feira, 22 de maio de 2009

Convocação da Seleção para Eliminatórias e Copa das Confederações

Gostei um pouco dessa convocação. Acredito que há alguma evolução em relação às passadas.

Goleiros:
Julio Cesar (Inter de Milão-ITA)
Gomes (Tottenham-ING)
Víctor (Grêmio)

Laterais:
Maicon (Inter de Milão-ITA)
Daniel Alves (Barcelona-ITA)
Kléber (Internacional)
André Santos (Corinthians)

Zagueiros
Lúcio (Bayern de Munique-ALE)
Juan (Roma-ITA)
Luisão (Benfica-POR)
Alex (Chelsea-ING)

Volantes:

Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE)
Josué (Wolsfburg-ALE)
Felipe Melo (Fiorentina-ITA)
Anderson (Manchester United-ING)
Ramires (Cruzeiro)

Meias:
Kaká (Milan-ITA)
Elano (Manchester City-ING)
Júlio Baptista (Roma-ITA)


Atacantes:

Robinho (Manchester City-ING)
Luís Fabiano (Sevilla-ESP)
Alexandre Pato (Milan-ITA)
Nilmar (Internacional)

Claro que ainda existem alguns problemas que já citei anteriormente, mas, pelo menos, temos jogadores do Brasil convocados.

Isso não necessariamente bom, mas acaba sendo porque os jogadores convocados são os melhores em atividade nas suas posições, e eu torço para que, sempre que um jogador se destaque, por estar em grande fase, ele faça parte do grupo da seleção brasileira, ao invés desses vários reservas da Europa que o Dunga costuma chamar.

Porém, se existem as novidades dos brasileiros, existe também a mesmice do grupo que o Dunga insiste em querer criar na seleção desde começo do seu trabalho, mas que agora é hora de pegar pesado: não tendo avisado que testaria jogadores para a Copa (como o Parreira fez a 4 anos atrás), é muito provável que esse seja a nossa seleção para a Copa de 2010, com algumas poucas mudanças (e eu acho que é capaz de mudar só os que entraram agora, o que é uma pena).



Se existe alguma dúvida no grupo da seleção é o lateral esquerdo, e é mais ou menos uma dúvida, porque o Kléber parece que tem seu lugar garantido no grupo, então só a posição de reserva (que não importa muito, já que o Dunga mal muda o time) está em jogo, como uma possível vaga entre os volantes (esses aí sempre a passeio no grupo da seleção, porque será, de agora em diante, sempre Gilberto Silva e Felipe Melo) e um reserva para o ataque.

O que falta descobrirmos para a Copa do Mundo é se joga Ronaldinho ou Elano na meia-direita da linha de três na frente dos dois volantes (junto com Robinho e Kaká). Teoricamente seria o Elano, mas talvez com um pouco de treino o Dunga possa criar coragem e colocar o time um pouco mais ofensivo. Reserva por reserva, o Ronaldinho é mais talentoso que o Elano. Mas sem Ronaldinho na lista, só saberemos na Copa, mesmo.

E aí, mesmo com todos os defeitos do Dunga, uma evolução lenta o trará para o que é, para mim, o melhor esquema tático que a seleção pode usar. A questão passa a ser não só a disposição dos jogadores em campo, mas a movimentação deles e principalmente a motivação que eles tem que ter para que o time funcione. Sem falar na extrema inabilidade do técnico em mudar a equipe durante o jogo; quer dizer, falta muito para termos uma equipe competitiva, mesmo com o esquema tático correto.

Nenhum comentário: