Hoje vi Coritiba x São Paulo e li sobre Avaí x Palmeiras. Chamou-me a atenção o fato dos dois novos técnicos dos times paulistas jogarem no 4-4-2, coisa que os técnicos antecessores não faziam (São Paulo com um losango no meio campo, e o Palmeiras com dois meias e dois volantes).
Não se jogam mais com o 4-4-2 como se jogava antigamente, principalmente aqui no Brasil. O que se aprendia na cartilha, na minha época, é que se joga com dois meias, um atacante leve e um de área. Não sei se eu estou vendo as coisas diferentes (certas), mas hoje não existem mais muitos times assim.
De fato, são esquemas que centralizam muito o jogo, e por isso você precisa de laterais que apóiam para facilitar as jogadas pelos lados do campo. Aí a "evolução" pode ter sido colocar um terceiro zagueiro para liberar os laterais para atacar mais, quando na verdade uma coisa não tem a ver com a outra: lateral apóia com ou sem 3 zagueiros, e se você está atacando tem que ter mais gente na frente para ter mais chances de fazer o gol.
Ver os dois times no 4-4-2 me deixou um pouco contente porque, mesmo sabendo que o esquema tático nem sempre representa a atitude do time no campo, ver um zagueiro a menos certamente mostra uma preocupação um pouco menor com a defesa, e assim um time um pouco mais ofensivo.
Se a história é circular, estamos passando do momento onde os técnicos se preocuparam tanto com a defesa que técnicos ofensivos surpreendem e vão bem. Como diria o Cantona, forward, my friends!!
Mustang + Skate
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário