Quando o assunto é futebol, a mídia é o primeiro poder. Times entram e saem de crises, técnicos são demitidos e contratados e jogadores são craques ou fracassos quando a mídia bem entende.
É impossível conceber que a mídia retrata sempre representa a opinião dos torcedores, pois não seria possível fazer isso. O que realmente acontece é que a opinião dos torcedores é uniformizada de cima para baixo, da opinião dos comentaristas e jornalistas da grande mídia para quem recebe as informações (o torcedor comum). Adorno estava certo.
A influencia dos comentaristas está ligada, diretamente, a sua exposição, e não necessariamente à qualidade de seu comentário (o que seria bom). A prova é que a maioria dos poucos bons comentaristas não se preocupa em formar opinião, mas sim em analisar os fatos e explicar os resultados. Um bom comentarista (como um bom historiador, na visão de Hobsbawm) é o cara que não se preocupa em apostar no cavalo vencedor antes da corrida, mas sim descobrir porque este ganhou, após ela ter acontecido.
Mas, enquanto os comentaristas muito bons são poucos, a mídia continuará a viver de derrubar técnico e colocar jogador contra a torcida. Sejamos telespectadores exigentes.
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