Com a classificação da seleção brasileira contra a Argentina, vieram a tona várias discussões, as quais venho expor meu humilde ponto de vista.
Seleção Pronta
Todo mundo da mídia respondeu: não, a seleção não está pronta, tem que melhorar para a Copa, etc. O Dunga vai trabalhar com o grupo, mas vai fazer o que pode. A seleção tem alguns pontos fracos, e muitos deles pelio critério do Dunga de montar o grupo e ser fiel a quem lhe ajudou no passado. Para mim, a correção desses pontos já ajeitaria bastante a seleção:
1) Cabeça de Área: O jogo de ontem me deixou encucado com o Felipe Mello. Já acho que o G. Silva se esconde durante o jogo inteiro, e o Felipe Mello, com bem disse o Mauro Cezar Pereira, é meio desmiolado. A expulsão (e o toque de calcanhar desnecessário) no jogo de ontem é algo que não pode acontecer num jogo de Copa do Mundo, e se o jogador é burro, não tem boa fase que possa mantê-lo na seleção.
Hoje, para mim, a cabeça de área é o calcanhar de Aquiles da seleção.
2) Lateral Esquerda: o André Santos foi mal, e não é um grande marcador. Mas não tem ninguém melhor no momento, então há pouco o que se fazer. Se alguém acha que essa posição tem que ser arrumada, tem que torcer para alguém se destacar.
3) Meia-direita: se Dunga mantiver o Daniel Alves na posição, o Brasil estará bem. Não acho que o Elano possa ser titular - é mais um daqueles que o Dunga acredita ter uma dívida de gratidão.
4) Robinho: Deu azar da grande partida que fez o Nilmar, mas mesmo se o atacante ex-Inter tivesse jogado metade do que jogou, já teria sido muito melhor que o pequeno Róbson. O Robinho foi o melhor da seleção por muito tempo, mas ele no campo é a seleção com um a menos.
Convocados para a Copa
Quem já tem lugar garantido na Copa? Não fujo muito do que muitas pessoas falam, e acho que +- 70% do elenco não muda:
No gol, J. César é titular, e o Victor só não vai se sair do Brasil e se esconder em algum lugar da Europa. Sobra uma vaga para o terceiro goleiro.
Lateral direita está fechada, e a lateral talvez precise de um reserva. André Santos tem jogado bem no Fenerbahçe, mas faltam 10 meses. A única posição em que nenhum nome é garantido é a lateral esquerda.
No miolo de zaga, Lúcio e Juan estão na Copa. Luisão vem jogando bem na seleção, e, se nada mudar até o ano que vem, uma vaga é dele também. Aí a última vaga pode ficar com Miranda, Thiago Silva, Alex ou ainda alguém que se destacar próximo à Copa.
Três volantes já estão na Copa: G. Silva, Felipe Mello e Josué. A quarta vaga está aberta.
Na meia direita, Elano não deve sair do grupo. Sobra mais uma vaga, que pode não sobrar se o D. Alves for o titular do setor. Com o Elano de reserva, o Dunga poderia chamar um outro meia, ou um segundo-volante de fato.
Kaká e Julio Baptista não saem do grupo. Resta saber se o Dunga convocará outro meia, provavelmente Diego, que está em grande fase e é um substituto à altura para o Kaká.
No ataque, Robinho e L. Fabiano não saem. Nilmar foi muito bem ontem, mas se não jogar no Villareal pode perer a vaga. Os atacantes que atuam no Brasil podem ter vantagem porque primeiro semestre é semestre de Campeontos Regionais, o que me faz quase cravar o Adriano como outro que já tem vaga garantida, mas Ronaldo e V. Love, se meterem muitos gols no Campeonato Paulista, podem ser surpresas.
Seleção Ideal
Particularmente, manteria o esquema do Dunga, mas tiraria Robinho e Elano, colocando Diego e D. Alves na equipe, empurrando o Kaká para a posição do Robinho.
Pode ser estranho imaginar o Kaká como segundo homem do ataque pelo lado esquerdo, mas foi lá que ele jogou na temporada em que foi eleito o melhor do mundo. Além do mais, com Diego centralizado, a seleção ganharia bastante em criatividade.
O Diego tem que ser covocado para a Copa, porque o J. Baptista não pode ser a opção caso o Kaká não possa jogar.
Procuraria uma opção para os dois volantes da seleção, mas é algo tão difícil do Dunga fazer que eu não vou nem torcer para que aconteça.
Mustang + Skate
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário