segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Mauro Cezar Pereira

Okay, esse é um blog sobre futebol. Poderia fazer análises sobre os jogos, notas de jogadores, colocar notícias, coisas que nunca faço, mas que seriam plausíveis (mesmo talvez não sendo criativas). Poderia comentar da grande fase Adriano, ou do Drogba, ou do Diego Souza, como costumo fazer geralmente.

Mas hoje posto sobre um comentarista de futebol, que parece ter entrado em uma fria: Mauro Cezar Pereira. Talvez não tenha muito a ver com o futebol, mas como sempre falo do papel dos comentaristas aqui, creio que não é um assunto alheiro ao blog. E, de qualquer forma, só por postar já sou um comentarista, e se eu não gosto deles, eles podem não gostar de mim (claro que é muito mais fácil falar quando ninguém sabe quem sou).

No caso do Mauro Cezar, acho que ele é um dos melhores comentaristas que temos no Brasil. O time da ESPN é o melhor time do Brasil (o que não quer dizer que outros canais não tenham bons comentaristas; mas os da ESPN são melhores). Uma prova de que gosto de seus comentários é o fato dele ter sido o único comentarista que transcrevi, aqui no blog.

O estilo do Mauro Cezar Pereira é bem agressivo (não no sentido de ofender). Não é que ele fale a verdade da forma que outros não querem falar, nem que é mais corajoso, é só o jeito que ele tem para passar o que pensa; o Juca Kfouri tem opiniões parecidas da dele e não tem um tom tão incisivo.

Além disso, o Mauro deve ser um dos únicos que lê os comentários que são feitos em seu blog. Outros devem ler também, mas certamente o Mauro é o único que os leva a sério.

No sábado o Mauro anunciou que sairia de férias, e hoje já tem gente comentando em outros blogs da ESPN que é bom não "ter que ler" o comentarista, que compra a briga com quem não gosta do que ele fala. Tanto compra a briga que já, mais deu ma vez, usou o tempo que tinha na televisão para falar de como ele acha que deve agir, falando contra os que ele intitula de "protozoários digitais".

Para mim, o Mauro fala como quer, e acho que é demais comentar no blog de alguém para ofender (criticar é uma coisa, ofender gratuitamente é outra). Mas ele também poderia deixar para trás o que não desenvolve a discussão, já que assumiu que alguns comentários geraram reflexões da sua parte, ou pelo menos responder no meio em que a discussão se sucedeu, deixando seu espaço na tv para outras coisas, mais interessantes e menos provocativas.



No fim, é só um casinho como todos os outros comentaristas devem ter: já cansei de ouvir uma ou outra pessoa chamar fulano de idiota por determinada posição. Mas é a primeira vez que torna-se algo tão grande, a ponto das férias dele parecerem um tempo para esfriar sua imagem, mesmo que não tenha sido por este motivo.

Para acabar, deixo o link para um post primoroso do Mauro, que fez-me não postar sobre o mesmo assuntou por achar que ele falou tudo o que tinha que ter dito. Para mim, ele é o que melhor analisa a situação do Ronaldo no Corinthians, hoje, e que melhor analisou a relação entre Ronaldo e Ricardo Teixeira.

Nenhum comentário: