Depois da convocação, e a ausência do Ronaldinho, sempre que ele pegar na bola e jogar bem, vão questionar se ele deveria estar na próxima Copa. Ontem ele jogou bem, mesmo com a derrota do Milan, mantendo nesta temporada uma média de apresentações que justificaria uma convocação.
Para mim, ele está numa posição parecida com a de dois jogadores na Copa de 2002: Ronaldo e Romário.
Em 2002, a mídia pedia Romário na seleção brasileira, e o Felipão bateu o pé, e não o levou. Para o técnico, seu ataque era Rivaldo e Ronaldo, este último que voltava de lesão, e quase não jogaria antes da Copa do Mundo. Não jogou os últimos jogos das Eliminatórias, por exemplo.
Comparo com 2002 pois a seleção vinha do fracasso de 98, depois do título de 94. Neste ano, iremos para África do Sul para depois do fracasso de 2006 e o sucesso de 2002.
O Dunga tem motivos para não convocar Ronaldinho: seus critérios, o grupo e a participação ruim do Ronaldinho em 2006. Tem motivos para convocá-lo, seja tecnicamente (hoje está melhor que Robinho e Nilmar para jogar na ponta-esquerda), seja taticamente (o Ronaldinho pode jogar no lugar do Robinho, do Kaká, ou mesmo do lado direito, para um time mais ofensivo), sem falar que o Ronaldinho tem nome para amedrontar o defensor adversário.
Para mim, o Dunga deveria levar o Ronaldinho, tratá-lo como o Ronaldo em 2002, pelos motivos que apresentei, e um outro motivo, ainda histórico: a seleção campeã em 94 tinha jogadores criticados em 90, em quem o Parreira acreditou e que deram resultado. Em 2002, Felipão usou vários jogadores fracassados da Copa de 98, e também deu certo. Levar o Ronaldinho, extremamente criticado em 2006, pode ser uma motivação a mais para o jogador, que pode dar certo como nas últimas duas conquistas.
Para mim, ainda é incerta qual será a posição do Dunga. Mesmo ele acenando em deixar o Ronaldinho de fora, ele pode jogar bola o bastante para convocar-se. E, se você julgar a decisão de levá-lo pelo resultado do Brasil na Copa, só o final do torneiro dará o julgamento. Utilizando outros critérios, acho que os motivos favoráveis são maiores que os desfavoráveis.
Mustang + Skate
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário