quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dunga e seus critérios

Saiu a última lista de convocados antes da lista final para a Copa de 2010. Como era de se esperar, Dunga só trouxe uma novidade: na lateral esquerda, que não tem dono, chamou Gilberto, agora meia no Cruzeiro.

O Dunga convoca pelos seus critérios. Quem joga bem pela seleção volta, mesmo se estiver mal no clube. O Gilberto foi o primeiro lateral esquerdo testado pelo Dunga, saiu de lista, mas voltou agora, pela armação que tem feito no Cruzeiro. O Dungatm seus critérios.

E, como o próprio Dunga disse: "vocês tem que se decidir. Vocês criticaram o que eu faço agora, e querem que eu faça o que foi feito em 2006, que vocês também criticaram".

Estava procurando algumas coisas da Copa passada, e vi, numa página especial da UOL:

Nas demais vagas, Parreira manteve a base que o acompanha desde 2003, quando retornou à CBF. “A lista se baseia em observaçõs e análises que foram feitas durante três anos e meio. É coerente”, disse. “Definir a relação foi uma imensa responsabilidade, e infelizmente grandes jogadores ficaram de fora”, completou.

A mesma coisa que o Dunga fala hoje, e eu aposto que vai ser a mesma coisa que ele falará quando acabar de apresentar os 23 convocados para a Copa. Dunga é igual a Parreira.

Isso deixa claro uma coisa: não se monta grupo comprometido só chamando os mesmos jogadores durante 3 anos. O Parreira fez isso, e aparentemente não deu certo.

Por outro lado, o modelo de grupo que buscam é o do Felipão, que assumiu a seleção um ano antes da Copa. E aí não tem trabalho de criar grupo por três anos, tem trabalho de focar o grupo durante a preparação.

A preparação para 2006 foi uma festa, porque a CBF vendeu tudo, como vem comercializando a seleção há um bom tempo. Essa de jogar a responsabilidade para os jogadores é balela. Não defendo o descomprometimento do Ronaldo em chegar gorodo à Copa, mas dentro de campo, ele não se escondeu. Hoje é o exemplo de descomprometimento que não encaixa com a realidade. Então ser comprometido é chegar magro e não tomar resposabilidade no jogo?

Se dessa vez a CBF fizera preparação direito, é possível que a seleção vá bem na Copa. Parece que dessa vez ela percebeu que a seleção vai vender mais se investir em ir bem na Copa. Perde-se um punhado de dinheiro agora para ganhar mais depois.



No aspécto técnico, acho que o Dunga vai preparar o time mais ou menos como o Parreira fez em 2006. Todo mundo já sabe o esquema, já sabe o time titular para estreia. Motivacionalmente, não vejo Dunga e Parreira muito diferentes, e não chegam perto do Felipão. A única diferença entre Dunga e Parreira é que os 23 do Dunga são piores que os 23 do Parreira. Como um amigo disse: "O Dunga falou que ia acabar com as cadeiras cativas, mas a única coisa que fez foi tirá-las dos craques e dá-las aos cabeças de bagre".

Nenhum comentário: