quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Robinho

Se postei para o Roberto Carlos, posso postar para o Robinho.

A chance de sucesso do Robinho é muito grande. Ele é diferenciado, e não é seu fracasso na Europa que faz com que ele não seja mais diferenciado.

Sempre que um jogador volta, geralmente mais velho, nascem as dúvidas sobre seu futuro, já que tem jogador que joga bem, jogador que joga mal, e não há um padrão. Mas, ultimamente, tem aparecido um padrão: se o jogador é diferente, tecnicamente, ele se dá bem.

O que prova isso, mais ou menos, é que a maioria (não falo todos porque não sei se teria precisão na informação) dos jogadores de seleção brasileira que voltou teve sucesso: Ronaldo, Adriano, V. Love (agora bem no Flamengo), Gilberto, Fred, Júnior (quando voltou), Ricardo Oliveira... De cabeça lembro Edmílson e Roque Jr. como "fracassados".

O Robinho provavelmente entrará no grupo dos bem sucedidos. Falam que o nível aqui é baixo, e qualquer um se destaca: é sempre controverso, mas, se os jogadores se destacaram lá, não há porque imaginar que eles não se destaquem aqui - e não por que o nível é mais baixo, mas porque bons jogadores se destacariam em qualquer lugar.

Além disso, alguns jogadores funcionam de maneira diferente. Adriano (e Love) é um exemplo do estilo Romário de ser: o futebol dele melhora no momento em que ele tem suas regalias, pode ir para a festas e não se preocupa com horários de treino. Mais solto, ele joga melhor, não se sabe porque.

O Robinho não precisa tanto de festa, mas precisa de confete; ele precisa estar em um time que fale para ele, todos os dias, que ele é o destaque, o melhor do time, talvez do país, e daqui a pouco do mundo. Esse tipo de motivação "alternativa" o Robinho só encontraria aqui, e a apresentação já mostra isso:



Ele pode serguir os passos de Ronaldo e Adriano e dar um título para o Santos (o Fred chegou na final da Sulamericana). Mesmo se não conseguir, certamente jogará um futebol de alto nível, o que bancará sua volta para a Europa em boa posição.

Nenhum comentário: