segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Notas sobre o fechamento da janela Européia:

Nesta segunda-feira a janela européia de inverno (lá) fechou; alguns comentários:

- Tottenham repatriou mais um jogador que havia vendido no meio do ano passado, mas, ao contrário das outras contratações, essa foi boa (tanto técnicamente quanto economicamente): Robbie Keane, por £15M. Tecnicamente porque ele é um bom jogador, e porque tem bastante identificação com o clube; economicamente porque o jogador havia sido vendido por £20,3M, então diminuiu o prejuízo dos outros repatriamentos.



- Quaresma no Chelsea, por empréstimo, até o final do ano. A história do português é cheia de altos e baixos: apareceu no Sporting como grande promessa, foi para o Barcelona e passou apagado. Depois, no Porto, voltou a ser grande estrela, mas, para mim, demorou para sair de lá. Fez uma temporada fantástica (acabou com o Brasil num amistoso) e não saiu do Porto. As outras duas temproadas depois disso ele jogou quase só com o nome, sem o mesmo brilhantismo.

Foi para a Internazionale esta temporada e, até agora, pouco jogou. Vai para o Chelsea, com o Felipão, com quem sempre foi banco na seleção, e tem a chance de aparecer - pode ser outro renascimento ou só a prova de que ele demorou para sair do Porto e seguir aquela carreira, de três anos atrás.



Mas para o Chelsea foi só isso: enquanto o Essiën estiver machucado não haverá primeiro volante, e o Quaresma está, hoje, longe de ser um jogador que resolva o problema do time londrino.

- Jô no Everton, por empréstimo. Jô não jogou bem no City, mas talvez tenha mais chances no Everton, o que não vai garantir que ele jogue bem. Para mim, ele vai ter o futuro de outros jogadores que foram badalados e acabaram pipocando de times em times, com nome maior que o futebol (Baros, Diuf, Nery Castillo...Quaresma?!).



- Manchester City contratou bem; longe dos jogadores que o sheik havia prometido, mas foram as contratações que todos esperam e acham que o time deve fazer: montar um time competitivo com jogadores que não são muito badalados hoje, e com trabalho criar fama para poder contar com as grandes estrelas do futebol. Wayne Bridge é um bom lateral esquerdo, De Jong é o volante que pedem alguns, para que o Kompany possa jogar na zaga, onde rende melhor; Shay Given é um grande goleiro; só o Bellamy que é de se duvidar, mas é melhor do que o que o time tinha.

Mas sempre haverá a próxima janela, e todos sabem que é em agosto que o bicho pega. O sheik pode aprontar algumas até lá.

- Arshavin pode ou não chegar ao Arsenal, porque a novela não quer acabar, parece ter vida própria. Já foi impressionante o Arshavin ter ficado no meio do ano no Zenit, depois da Copa da Uefa e da Euro que fez. Agora cada um fala uma coisa, e com a neve em Londres, a federação inglesa resolveu estudar casos amanhã, então a novela pode ter acabado mas não foi oficializada, ainda. Eu acho que ele vai para o Arsenal.

Nenhum comentário: