Quando postei extensivamente sobre o fracasso do Palmeiras no ano passado, deixei claro que, para mim, a saída para o momento era jogar no 4-2-2-2, com o Deyvid Sacconi no meio de campo.
Começou a temporada, e o Palmeiras vem treinando com o Diego Souza mais avançado, seja como segundo-atacante, seja como um meia-atacante centralizado.
No jogo de ontem, o Palmeiras entrou num 4-2-3-1:
Marcos;
Figueroa, Danilo, Léo e Armero;
Pierre e Márcio Araújo;
William, Diego Souza e Cleiton Xavier;
Robert.
E aí o Deyvid Sacconi foi para o banco de reservas, dando lugar para o William. Está claro, como o Muricy disse quando assumiu o Palmeiras, que ele pretende montar o time assim: com um meia centralizado, dois meias pelos lados do campo e um homem de referência. Sendo assim, ele quer um homem de velocidade pelo lado do campo.
Particularmente, vejo um problema neste caso, já que o Cleiton Xavier, do outro lado do campo, não é velocista.
O Palmeiras virou o primeiro tempo com 2x0 no placar, mas abusava das bolas altas. No segundo tempo, saiu William e voltou Deyvid Sacconi. E o Palmeiras começou a jogar melhor, e fez um belo segundo tempo (alguém lembra a última vez que um time do Muricy fez 5 gols?).
O Palmeiras que um meia para atuar ao lado de Cleiton Xavier. Tentou Conca, Mcnelly Torres, Douglas, mas a solução pode estar no elenco. Deyvid Sacconi não é um craque, não é unanimidade, mas ele tem uma característica importantíssima para o time do Palmeiras: ele faz o time jogar com bola no chão. Sem ele, mesmo com 3 meias, o time abusa das bolas altas; com ele, o time joga por baixo, porque ele ajuda o Cleiton Xavier como opção para a bola rodar pelo chão, num 4-2-2-2 que, para mim, é melhor, com Diego Souza livre para jogar como segundo atacante por todo o campo, com Deyvid e Cleiton Xavier na armação:
Marcos;
Figueroa, Danilo, Léo e Armero;
Pierre e Márcio Araújo;
Deyvid Sacconi e Cleiton Xavier;
Diego Souza e Robert.
Por outro lado, talvez ele não tenha a qualidade para formar o meio-de-campo que o Palmeiras quer. Se ele não provou ser um meia como Diego Douza e Cleiton Xavier, ele tem jogado bem quando entra, e, o principal: o time joga melhor com ele em campo.
Não há nada de errado no fato do Palmeiras buscar um meia para fechar o meio-de-campo do time. Pelo contrário: um bom meia pode suprir a ausência de um atacante de peso no elenco. Mas, para o time do Palmeiras, não adianta um armador que não faça o time jogar com a bola no chão; se não for assim, que jogue o Deyvid.
Mustang + Skate
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário